sábado, 21 de junho de 2025

Visita de Estudo da AJE: Museu Etnográfico e BAM – Banana da Madeira

 


No dia 18 de junho, vinte e sete alunos da AJE – Academia Júnior eTwinning, assim como as mentoras e dinamizadoras da AJE: Márcia Rodrigues e Maria Garapa, acompanhadas da professora Teresa Félix, realizaram uma visita de estudo ao Museu Etnográfico (Ribeira Brava) e ao BAM (Lugar de Baixo).

Esta visita de estudo teve como objetivo celebrar o empenho e contributo destes alunos para as atividades da AJE e em projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo no âmbito do eTwinning, entre os quais: Maths and Sports, Dream, Design, Digitalize: Ecological Schools, The Toys Book, A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI, AIMS, Sparks of Genius: Inventors and how they shaped the world (turmas 7º5 e 7º6) e Oceanos sem Plástico: Fantástico! (Clube de Inglês WeCan).

Para além de pontos de interesse cultural e histórico como o Museu Etnográfico da Ribeira Brava, com o seu jardim de plantas aromáticas e de chá, e o Museu da Banana da Madeira – BAM, os alunos e professores visitaram ainda o Mercado Municipal da Ribeira Brava e os jardins da Câmara Municipal.

No Museu Etnográfico, instalado numa propriedade que pertenceu ao Convento de Santa Clara do Funchal no século XVII e mais tarde foi um engenho de aguardente, os alunos puderam conhecer de forma interativa os diversos aspetos da cultura tradicional madeirense, uma vez que a exposição permanente abrange áreas como a pesca, o cultivo do vinho, dos cereais e do linho, os transportes, a vida doméstica e o comércio tradicional.

Quando questionados sobre que aspetos haviam gostado mais durante esta visita, a maioria dos alunos mostrou preferência pela exposição do quarto de dormir, pois acharam curioso o próprio mobiliário e ainda a forma como as pessoas utilizavam esse espaço da casa; não só para dormir, mas também para a sua higiene pessoal, tendo apreciado e tecido comentários interessantes sobre o modo como as pessoas viviam na altura. Seguiu-se o espaço reservado à arte da pesca, tendo um aluno referido um misto de emoções: positivas pela mestria da arte em si, mas alguma emoção negativa pelas baleias (mascote do seu projeto) ser então caçada. Ainda alguns alunos apreciaram a arte feita com o osso de baleia. No entanto, outros alunos valorizaram mais o moinho de água e o todo o mecanismo criado para o seu funcionamento no processo de transformação do grão de trigo em farinha; o artesanato madeirense, em particular o tear, pois recordou-lhes as avós, que continuam a tecer tapetes na reutilização de tecidos e, finalmente, a mercearia, tendo uma aluna comentado a capacidade de confiança que se fazia sentir na altura, com a prática de colocar as dívidas das famílias no rol.

Por sua vez, no BAM – Museu da Banana da Madeira, localizado no Lugar de Baixo (Ponta do Sol), os eTwinners exploraram instalações imersivas e artísticas que contam a história da banana da Madeira, desde o seu cultivo mais tradicional ou mais atual até à sua importância económica. Os alunos ficaram impressionados com alguma informação veiculada sobre a planta em si e a forma como se desenvolve até à produção do cacho. Esta visita incluiu uma passagem pelos campos experimentais de plantação e, à saída, receberam uma banana por aluno e degustaram alguns produtos derivados, nomeadamente as banana chips.

O lanche teve lugar no miradouro deste espaço muito interessante, à sombra de um mangueiro. Após o lanche, foram atribuídos aos alunos presentes os certificados de alguns projetos eTwinning e alguns prémios como recompensa pelo excelente trabalho desenvolvido por todos os alunos presentes.

A visita resultou em momentos muito agradáveis de aprendizagem, de lazer e de partilha de experiências eTwinning e permitiu que todos os eTwinners presentes, inscritos na AJE da EB 2/3 do Caniço, tivessem um momento descontraído de interação, assim como reforçar a ligação entre a escola, o património cultural e a comunidade, promovendo o espírito crítico e o gosto pela descoberta.

No final do dia, as mentoras receberam uma excelente notícia, durante a última reunião mensal de Mentores eTwinning de Portugal: no âmbito do Desafio 04, dirigido às AJEs dos 1º e 2º Ciclos, cujo objetivo foi realizar entrevistas junto de colegas e professores eTwinners acerca do impacto dos projetos eTwinning desenvolvidos nas escolas, foi distinguido com Menção Honrosa o trabalho apresentado pela AJE da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço. Parabéns a todos os envolvidos por este merecido reconhecimento!

Um agradecimento especial ao Conselho Executivo da escola por ter facultado o transporte, possibilitando esta experiência tão enriquecedora para todos os envolvidos.

As Mentoras eTwinning

Márcia DN Rodrigues e Maria Garapa



domingo, 8 de junho de 2025


                                       Projeto eTwinning no Clube de Inglês WeCan

Oceanos sem Plástico: Fantástico!


 O projeto Oceanos sem Plástico: Fantástico! surgiu no âmbito do Seminário Ibérico do eTwinning. Com a sua implementação fortaleceu-se a colaboração entre escolas ibéricas, promovendo o intercâmbio cultural e educativo e envolvendo as escolas EBI Francisco Ferreira Drummond, Açores (Portugal) com a professora Susana Martins, o Clube de Inglês WeCan, Madeira (Portugal) com a professora Márcia Rodrigues e o CEIP Galdames, Ayamonte/Huelva (Espanha) com a professora Sara Rodríguez.

Através da tecnologia (e não só, pois muitos alunos e professores ainda valorizam muito o contacto com o papel e o lápis de cor), alunos e professores desenvolveram atividades conjuntas, exploraram temas como sustentabilidade, história e inovação e compartilharam experiências. Através de desafios interativos e projetos digitais, o projeto eTwinning criou pontes entre estas diferentes comunidades, estimulando a aprendizagem colaborativa e a valorização da diversidade ibérica.

Este projeto europeu teve como tema principal a proteção dos oceanos e a redução do uso de plástico na vida dos nossos alunos, tendo conseguido interligar as escolas destes dois países num trabalho conjunto em prol de um objetivo comum: um planeta mais limpo e saudável. Através de atividades colaborativas e criativas mensais, os alunos puderam explorar a biodiversidade marinha, os impactos da poluição devido ao plástico, reduzir o consumo de plástico no seu dia-a-dia, promover a reciclagem e a limpeza de praias e rios.

As atividades desenvolvidas nas turmas de 1º ciclo nos Açores, de 5º ano em Ayamonte e de 5º e 7º anos no Clube de Inglês, Madeira, foram as seguintes: apresentação individual dos alunos através de um avatar que os identificasse e de um animal marinho favorito (Padlet); criação de logótipos com recurso à aplicação Colorillo, ao Ibis Paint e ao Copilot; apresentação das mascotes com recursos à aplicação Multidev; momentos de escrita criativa com a construção de uma história sobre cada mascote a publicar no formato eBook através do Book Creator, com textos em português e inglês, e ilustrações sobre a viagem das mascotes e com a criação de poemas para celebrar o Dia da Amizade (14 de fevereiro), com recurso ao WordArt e ao languageisavirus e partilhados no Twinboard; registos fotográficos ou em vídeo das ações dos alunos junto ao mar (Escola de Mar com o 5º8, nos Reis Magos, Caniço) ou de limpeza das praias (plogging) com as respetivas mascotes: a Orca, a baleia Willy e a Alforreca; pesquisa e construção de um jogo/questionário sobre provérbios em português e inglês relacionados com o mar e ilustração dos mesmos (Madeira e Ayamonte); participação num peddy paper, usando a aplicação GOOSECHASE com missões para proteção do mar (Açores); feedback e avaliação do impacto do projeto junto dos alunos através da app Lino.it; ao longo do projeto foi necessário também criar e partilhar pequenos tutoriais das ferramentas mais usadas e da tecnologia que está ao acesso dos alunos (produzidos pelos alunos da EB 2/3 do Caniço).

Os professores parceiros, para além de manterem contacto constante através do Whatsapp, organizaram dois encontros online através do Meets para discutir os momentos iniciais e finais do projeto.

Por: Dinamizadora do Clube de Inglês WeCan - Márcia D N Rodrigues


sábado, 7 de junho de 2025

 Sparks of Genius: Inventors and how they shaped the world

Ao longo do ano letivo, como parte do projeto interdisciplinar da Equipa5, estivemos a desenvolver nas disciplinas de Inglês, Francês e DAC/OAI, assim como em Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais e TIC, várias atividades para o projeto eTwinning Sparks of Genius: Inventors and how they shaped the world, com os alunos das turmas 5 e 6 de sétimo ano.

Este projeto foi apresentado pela mentora eTwinning, e professora de Inglês das turmas em questão, no âmbito dos conteúdos da sua disciplina (com a prévia aprovação dos alunos quanto à temática e à ideia de desenvolverem um projeto europeu) e foi prontamente abraçada por vários dos elementos da equipa, cujas disciplinas viram o potencial de contribuir com algo dentro do seu currículo.

Desde já fica aqui o nosso agradecimento a todos pelo trabalho: alunos e professores, assim como os pais que aceitaram que os seus educandos participassem neste projeto.

Acreditamos que foi uma mais-valia esta parceria e colaboração com escolas de países europeus como a Eslovénia, a Itália, a Turquia, a Croácia e a Ucrânia, no contexto do eTwinning. Os projetos eTwinning, tal como outros trabalhos de projeto, permitem aos alunos desenvolver competências variadas que vão ao encontro do currículo das diferentes disciplinas que compõem o seu horário escolar. Possibilitam ainda promover junto deles competências sociais e de pensamento crítico.

Os produtos criados, ao longo do projeto, foram variados e foram utilizadas diferentes ferramentas digitais, assim como diferentes processos criativos que podem ser apreciados numa visita rápida pelo projeto, proporcionada por esta apresentação (Link: https://www.canva.com/design/DAGpYHEiveA/exsrD0x-EEbLNmWwNpGniQ/view?utm_content=DAGpYHEiveA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=h985d809204) ou pela visualização do flipbook com os posters dos alunos sobre os inventores e seus inventos (Link: https://online.fliphtml5.com/hnfju/uwjp/#p=1). 

Começaram por apresentar a sua escola e criar apresentações pessoais (professores e alunos) com a criação de avatares. Com recurso ao Copilot e às suas competências artísticas (papel e cor), criaram individualmente propostas de logótipos que seguidamente foram levados a votação na Equipa5. O vencedor foi incluído no logótipo colaborativo que, por sua vez, apresenta o logo vencedor de cada escola/país.

Participaram ainda em dois momentos festivos: O Dia da Internet Segura e o São Valentim ou Dia da Amizade com várias atividades propostas pelos diferentes parceiros do projeto (no Lino.it e no Twinboard da ESEP).

Quanto ao produto final em si mesmo, em equipas, nas diferentes disciplinas acima referidas, pesquisaram e produziram: no Canva posters sobre as invenções e inventores na língua inglesa (disciplina de Inglês e DAC/OAI) (que podem ser vistos nos digipads e padlets dos diferentes países), assim como Entrevistas Impossíveis (no Word) com os "seus" inventores; na disciplina de Francês, pesquisaram sobre inventores franceses e criaram um eBook com o Book Creator; na disciplina de Ciências Naturais pesquisaram e criaram posters sobre cientistas que tiveram impacto na nossa vida atual, assim como em Físico-Química, onde investigaram a importância das lentes e do termómetro. Finalmente, em TIC, legendaram e editaram um vídeo sobre o prolífico inventor Nicola Tesla. 

Este projeto culminará com uma breve apresentação à equipa pedagógica5 na última semana de aulas. Ainda, parte das atividades do projeto podem ser vistas no Cartaz exibido na Vitrine do eTwinning para comemoração dos seus 20 anos de existência.

 Por: Márcia D N Rodrigues (Professora fundadora do projeto eTwinning)




segunda-feira, 2 de junho de 2025

OFMatic promove sensibilização ambiental através do origami no Dia Mundial da Água

 


No passado dia 22 de março, o clube OFMatic marcou presença ativa no evento “Fold, Design, Save Water: A Sustainable World with Origami”, uma iniciativa integrada no projeto eTwinning “A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI”, que aliou a arte milenar do origami à consciencialização ambiental.

Os alunos foram desafiados a criar figuras relacionadas com a água. Entre os modelos dobrados destacaram-se:

  • 🐠 Peixe – com o tema "Proteção da vida aquática"
  • 💧 Gota de água – com a mensagem "O valor de cada gota"
  •  🚤 Barco – a simbolizar a "Viagem consciente para a preservação da água"

Em cada figura, os participantes escreveram uma dica prática para poupar água, promovendo, assim, uma ação concreta de sensibilização.

O destaque do evento foi para as alunas Júlia Beatriz Duarte Nóbrega (8.º2) e Letícia Monteiro Coman (7.º8), que conquistaram o prémio de cartaz mais original. Como reconhecimento, receberam um voucher para visitar o Museu da Baleia, no Caniçal, reforçando a ligação entre a criatividade, a educação e a proteção dos recursos naturais.

Com esta participação, o OFMatic reafirma o seu compromisso com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis através da arte e da colaboração interdisciplinar.

OFMatic

 

MENÇÃO HONROSA Categoria de AJE Pro, Desafio 04 - 1º e 2º ciclos

  Agradecimento aos Alunos e Professores da AJE – Desafio 04 Queremos expressar o nosso sincero agradecimento aos alunos da Academia Júnior ...