O Clube de Inglês WeCan e a internacionalização em projeto
Os alunos do Clube de Inglês WeCan
participaram como parceiros, ao longo do ano letivo 2023-2024, em dois projetos
eTwinning intitulados: E(uro)scape room #eTwinnovation (desde
setembro de 2023, com a parceria de 9 países e 10 escolas) e International
Europe Explorers (desde janeiro de 2024, com o envolvimento de 13
países e 15 escolas). Tratou-se de projetos com um excelente espírito
colaborativo que permitiram aos alunos usar a sua criatividade e desenvolver a
maioria dos objetivos propostos pelo clube.
Como parte do projeto E(uro)scape
room os alunos elaboraram várias tarefas: a criação de uma foto
coletiva a partir da qual se jogou ao Who’s Who? – jogo em que os alunos
faziam a sua descrição física em inglês sem se identificarem pelo nome e os
alunos das escolas parceiras tinham que adivinhar a quem se referia a
descrição; descrição da escola e da sua cidade: textos curtos em inglês onde,
para além de descreverem a escola, referem os seus espaços favoritos da escola
e apresentam a sua cidade; concurso de logótipos para selecionar qual iria
representar o projeto. Várias destas atividades foram desenvolvidas com recurso
a ferramentas digitais, como: WordArt, Languageisavirus para
escrever poemas; Canva para edição de imagens e criação de posters e
vídeos; Book Creator para a publicação de um livro cultural colaborativo;
Word e Excel para partilha de documentos e construção/resposta a questionários;
Digipad e Padlet para apresentações e postagens colaborativas e o
Genially.ly para criar e participar num Escape room, entre
outras.
Quanto ao projeto eTwinning International
Europe Explorers, os alunos puderam também utilizar a plataforma online
do eTwinning, participando no Forum e criando um Twinboard para
publicação/divulgação dos trabalhos desenvolvidos. À semelhança do primeiro
projeto, várias destas atividades foram desenvolvidas com recurso a ferramentas
digitais, como: WordArt e Languageisavirus para ilustrar e
escrever poemas nos postais de São Valentim (Dia da Amizade) e da Páscoa para
envio postal e virtual, assim como enviaram emails para as escolas europeias,
no sentido de desenvolver competências da língua inglesa, como speaking,
listening writing e reading. No Canva procederam à edição de imagens e
criação de posters e vídeos; criaram um Kahoot cultural, que depois foi
utilizado numa competição online entre as diferentes escolas parceiras;
utilizaram o Vidnoz para criar áudios/vídeos com avatar sobre temas
pessoais; ZeeMaps e Google Maps para identificar a sua escola e
outras parceiras e ainda o Wakelet para postar e partilhar informações e
imagens sobre a escola e a nossa cidade.
Abordaram também, em ambos os
projetos, temáticas relacionadas com a segurança na Internet, o respeito pelos
direitos de autor, o desenvolvimento, defesa e divulgação de valores
patrimoniais, culturais, comunicacionais, ambientais e humanos no contexto dos
projetos.
O recurso a projetos eTwinning no
âmbito do Clube de Inglês WeCan justifica-se na medida em que estes
projetos permitem a colaboração entre escolas (e entre os elementos do clube)
em contexto próximo do real e num ambiente seguro e privado, assim como o
envolvimento ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem. Desta forma foi
possível, mesmo com grupos mais pequenos de participantes (embora não seja o
ideal), cumprir objetivos de desenvolvimento de competências na língua inglesa
através de atividades dinâmicas e interativas.
Foi um ano muito atarefado para os
alunos inscritos e quero deixar aqui o meu agradecimento e os parabéns a todos
os alunos envolvidos.
Márcia D. N. Rodrigues (profª e
dinamizadora do Clube)
Sem comentários:
Enviar um comentário