terça-feira, 4 de junho de 2024

 

O Clube de Inglês WeCan e a internacionalização em projeto

 

Os alunos do Clube de Inglês WeCan participaram como parceiros, ao longo do ano letivo 2023-2024, em dois projetos eTwinning intitulados: E(uro)scape room #eTwinnovation (desde setembro de 2023, com a parceria de 9 países e 10 escolas) e International Europe Explorers (desde janeiro de 2024, com o envolvimento de 13 países e 15 escolas). Tratou-se de projetos com um excelente espírito colaborativo que permitiram aos alunos usar a sua criatividade e desenvolver a maioria dos objetivos propostos pelo clube.

Como parte do projeto E(uro)scape room os alunos elaboraram várias tarefas: a criação de uma foto coletiva a partir da qual se jogou ao Who’s Who? – jogo em que os alunos faziam a sua descrição física em inglês sem se identificarem pelo nome e os alunos das escolas parceiras tinham que adivinhar a quem se referia a descrição; descrição da escola e da sua cidade: textos curtos em inglês onde, para além de descreverem a escola, referem os seus espaços favoritos da escola e apresentam a sua cidade; concurso de logótipos para selecionar qual iria representar o projeto. Várias destas atividades foram desenvolvidas com recurso a ferramentas digitais, como: WordArt, Languageisavirus para escrever poemas; Canva para edição de imagens e criação de posters e vídeos; Book Creator para a publicação de um livro cultural colaborativo; Word e Excel para partilha de documentos e construção/resposta a questionários; Digipad e Padlet para apresentações e postagens colaborativas e o Genially.ly para criar e participar num Escape room, entre outras.

Quanto ao projeto eTwinning International Europe Explorers, os alunos puderam também utilizar a plataforma online do eTwinning, participando no Forum e criando um Twinboard para publicação/divulgação dos trabalhos desenvolvidos. À semelhança do primeiro projeto, várias destas atividades foram desenvolvidas com recurso a ferramentas digitais, como: WordArt e Languageisavirus para ilustrar e escrever poemas nos postais de São Valentim (Dia da Amizade) e da Páscoa para envio postal e virtual, assim como enviaram emails para as escolas europeias, no sentido de desenvolver competências da língua inglesa, como speaking, listening writing e reading. No Canva procederam à edição de imagens e criação de posters e vídeos; criaram um Kahoot cultural, que depois foi utilizado numa competição online entre as diferentes escolas parceiras; utilizaram o Vidnoz para criar áudios/vídeos com avatar sobre temas pessoais; ZeeMaps e Google Maps para identificar a sua escola e outras parceiras e ainda o Wakelet para postar e partilhar informações e imagens sobre a escola e a nossa cidade.

Abordaram também, em ambos os projetos, temáticas relacionadas com a segurança na Internet, o respeito pelos direitos de autor, o desenvolvimento, defesa e divulgação de valores patrimoniais, culturais, comunicacionais, ambientais e humanos no contexto dos projetos.

O recurso a projetos eTwinning no âmbito do Clube de Inglês WeCan justifica-se na medida em que estes projetos permitem a colaboração entre escolas (e entre os elementos do clube) em contexto próximo do real e num ambiente seguro e privado, assim como o envolvimento ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem. Desta forma foi possível, mesmo com grupos mais pequenos de participantes (embora não seja o ideal), cumprir objetivos de desenvolvimento de competências na língua inglesa através de atividades dinâmicas e interativas.

Foi um ano muito atarefado para os alunos inscritos e quero deixar aqui o meu agradecimento e os parabéns a todos os alunos envolvidos.

 

Márcia D. N. Rodrigues (profª e dinamizadora do Clube)

 * Na imagem vê-se os alunos sendo premiados por algumas das atividades desenvolvidas no Clube.




Sem comentários:

Enviar um comentário

OFMatic une Matemática e Arte no Projeto eTwinning "A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI"

  No âmbito do projeto eTwinning "A Bridge Between Art, Geometry and Sustainability: ORIGAMI", os alunos do Clube OFMatic desenvol...