Durante o ano letivo 2023-2024 os alunos da turma 2 do 6.º ano participaram no projeto eTwinning Dynamic Geometry: Sunny World of Math 3, na disciplina de Matemática sob orientação da professora Marlene Silva, com a colaboração da professora Patrícia Rodrigues (Inglês).
O projeto iniciou-se em outubro e teve como objetivo desenvolver nos alunos uma atitude positiva face à matemática, torná-los mais competentes em programas de educação digital, em particular, no software de geometria dinâmica GeoGebra Clássico e 3D e em ferramentas web 2.0; incluir o GeoGebra na lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina; incentivar à resolução de problemas, ao pensamento crítico e computacional e ainda incentivar à cooperação internacional entre alunos, aumentando a sua consciência cultural e melhorando as suas competências na língua estrangeira.
O projeto contou com 31 professores de 15 países (Turquia, Portugal, Croácia, Azerbaijão, Jordânia, Espanha, Polonia, Itália, Grécia, Geórgia, Norte da Macedónia, Republica da Moldávia, Tunísia, Servia e Roménia). Teve como fundadoras Esra Şahin, da Turquia, e Teresa Xavier, de Portugal.
Ao longo do ano letivo os alunos desenvolveram um conjunto de atividades utilizando o GeoGebra, as quais foram construídas pelos professores membros do projeto e apresentadas na plataforma do Twinspace. Através da exploração das atividades aprofundou-se as noções de ponto, reta, segmento de reta e semirreta, posição relativa de retas no plano, a noção de rotação, de simetria de rotação (rosáceas) e de reflexão. Os alunos também construíram figuras no plano e no espaço através das quais trabalhou-se a noção de razão (número de ouro) e de volume. No âmbito do projeto participou-se no CodeWeek4all, comemorou-se o Dia Internacional da Matemática (dia do Pi) e o dia do eTwinning.
Além do GeoGebra os alunos utilizaram o Canva, Padlet, Digipad e apresentações em PowerPoint a pares, individualmente ou em grupo. Desenvolveram ainda competências transversais tais como a comunicação, o pensamento computacional, a autonomia e a criatividade. Houve sempre um espírito de entre ajuda, cooperação e colaboração entre os alunos da turma.
O projeto finalizou-se com uma reunião online com professores e alunos onde foi apresentado um vídeo com as atividades realizadas pelos alunos do 6.º 2.
Foi uma experiência muito rica para a professora e alunos. Para a professora uma vez que através da participação neste projeto aprofundou os seus conhecimentos na utilização do GeoGebra na sala de aula, conheceu novas forma de trabalho e desenvolveu a língua estrangeira (inglês). Para os alunos porque puderam aprender de uma forma mais concreta e significativa, conheceram um pouco da forma como os alunos de outros países trabalham, incentivou-os à procura da localização desses países no mapa e contribuiu para a internacionalização da escola.
Professora Marlene Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário